5 de abril de 2010

Palavras, desenhos e arte seqüencial

Fico muito feliz de estar fazendo quadrinhos. Já são cinco anos tentando convencer pessoas a desenharem minhas idéias. Eu andava um pouco encanado com meus parceiros de projetos de quadrinhos e meio que começava a enveredar pela solitária carreira de escritor (de literatura). Mas roteiristas de quadrinhos têm que aprender que seus parceiros desenhistas precisam de tempo para conciliar projetos que podem não pagar nada com seu mais importante ganha-pão oficial. A paciência, então, é a virtude mais importante dos que fazem quadrinhos com palavras.

E de vez em quando os projetos pipocam, como as imagens abaixo para JACK CONTRA O REINO, que deve sair pela editora virtual HQs e Afins. Essa história é um momento de delírio meu, onde J. R. R. Tolkien encontra Philip K. Dick. Fantasia e ficção científica.

Capa para a primeira parte da HQ, por Wagner Wandger


Pin-up por Sílvio DB, o desenhista responsável pela série.

E tem coisas bem legais vindo por aí, como um dos projetos mais audaciosos em que eu já me meti: QUEM MATOU JOÃO NINGUÉM?, uma parceria com o amigo de Russas Wagner Nogueira (N´ROLL). Qualquer coisa que eu revelasse sobre esse projeto já seria um baita spoiler. Então aguarde novidades para breve. O que posso dizer, na linguagem dos personagens da série, é que "o trampo tá finíssimo".

 
Primeiros esboços de Wagner Nogueira para "Quem matou João Ninguém?".

Corre também em paralelo a tudo RAFAGA, história de fantasia e terror que eu assino com Demétrio Braga, a ser publicada na revista Quadrix - Aventura e Ficção, a partir da número 3, que deveria ter sido lançada em março, mas sofreu alguns atrasos na gráfica. O Demétrio mudou radicalmente seu estilo para a continuação dessa história, que tínhamos começado a quase três anos atrás. É uma história que tem me surpreendido bastante.


Lápis de Demétrio Braga para Rafaga, parte 1.

Lembrando que continua o trabalho no Gattai Zine. Uma saga minha em 4 edições está saindo: UNO. A primeira parte foi desenhada pela Camila Nágila e fala sobre aliens e maias. A segunda por Demétrio Braga e fala sobre aliens e cavaleiros medievais. A terceira e a quarta estão em produção, pelas mãos de Alison Lucas e Sílvio Romero, respectivamente, juntando aliens a improváveis samurais e cowboys. A edição 1 já pode ser lida aqui. A segunda vai entrar no ar nesses dias, então fica de olho no blog do grupo.

Bom, isso é uma forma de dizer que, se blogo pouco nesses meses, é por que minhas palavras estão indo para outros lugares.

E vamos escrevendo.

1 comentários:

Wagner Nogueira disse...

Grande Zé!
Gostei bastante dos desenhos da JACK CONTRA O REINO!! J.R.R. Tolkien e Philip K. Dick? Agora quero ler!! ^^

O Demétrio continua muito criativo e melhorando bastante o traço!

E que a nossa parceria continue firme!
Abraço!